Redação

Rael se une com Gloria Groove e Tropkillaz em “Vem Com Tudo”

Os artistas celebram a riqueza da cultura afro-diaspórica em seu novo projeto.

As viagens que Rael realizou pelos países africanos e pela Jamaica foram muito mais do que simples passeios turísticos. Elas foram oportunidades para ele se conectar com diferentes culturas descendentes do continente africano e, assim, resgatar partes de um passado que foi marcado pelas consequências da escravidão, como o apagamento de sua história e genealogia. Nessas jornadas em busca de suas raízes, o cantor e compositor de São Paulo mergulhou nas realidades sociais dos lugares por onde passou e acumulou memórias importantes, inspiradoras e que fortaleceram sua conexão consigo mesmo e com aqueles que compartilham de sua herança. Agora, essas lembranças servem de inspiração para o artista, que as transforma em música. O resultado desse processo está presente em seu novo single “Vem com Tudo”, que mescla influências do afropop e do dancehall, e conta com a colaboração especial de Gloria Groove e Tropkillaz. A música será lançada no dia 1º de novembro pela Laboratório Fantasma, em todas as plataformas de streaming de áudio (ouça aqui), já disponível no YouTube o clip (assista aqui).

“Esses lugares por quais passei têm problemas semelhantes aos do Brasil. Por lá, as pessoas estão vivas e celebrando a própria existência com alegria, tendo a dança e a música como instrumentos para isso. É como se fosse um ato de resistência”, afirma o artista. A sonoridade mescla referências ao afropop e ao dancehall, além de evidenciar a conexão diaspórica africana, que, nessa faixa, “se funde com a felicidade da música brasileira”, como  complementa Rael.

“Vem com Tudo” marca o início de uma nova fase na carreira do cantor e compositor, após o lançamento de seu último álbum, Capim-cidreira. Neste momento, ele conseguiu superar os desafios emocionais causados por uma depressão, e a música, junto com o autoconhecimento e o autocuidado, foram fundamentais neste processo de cura. Essa experiência vai guiar o processo criativo de Rael em seus próximos lançamentos, mergulhando nas raízes da música negra, pop e urbana contemporânea e criando uma sonoridade única. Além disso, ele trará consigo referências de sua infância, onde teve contato direto com as culturas dos bailes black e do hip hop, e irá incorporá-las em sua música de forma genuína.

Foi através dos bailes, desde a infância até a adolescência, que o artista encontrou um vínculo profundo com suas raízes ancestrais. Esses eventos foram responsáveis por moldar sua personalidade, auferindo-lhe uma compreensão mais aprofundada de sua própria humanidade e iniciando assim uma jornada de resgate de sua autoestima. “Esse single é também um convite para as pessoas serem e estarem por inteiro em seus propósitos. A sociedade tenta, diariamente, nos afastar de nós mesmos. E isso adoece, sobretudo, as pessoas negras. Temos diversas maneiras de se posicionar contra isso e uma delas é a de se aquilombar entre os nossos e percebermos que não estamos só”, afirma Rael. E complementa: “É isso que acontece nos bailes há décadas. Para nós, essas reuniões são sinônimo de corpo, mente, liberdade, pertencimento e resistência. Em uma sociedade violenta e excludente como a nossa, o baile é o espaço para  nos encontrarmos e para sermos nós mesmos”.

Com produção musical de Rael e Tropkillaz , “Vem com Tudo” traz um videoclipe – dirigido por Gabi Jacob – que parte da atmosfera de um baile na comunidade para ilustrar um espaço de encontro que estimula o pertencimento. Apesar dos desafios durante o percurso, a festa acontece em grande estilo, reunindo Rael, Gloria Groove e Tropkillaz. “Queremos celebrar o fato de estarmos vivos, enaltecendo a liberdade e a auto-estima. E sabemos que isso é fruto de uma luta antiga e que não pode cessar”, explica o cantor.

O single “Vem com Tudo” marca o início de uma nova etapa na carreira de Rael, onde ele busca explorar novas sonoridades e aprofundar suas conexões com a música negra. Nessa jornada, ele contou com a parceria fundamental de Gloria Groove, que contribuiu de forma significativa para a construção da canção. A música, assim como toda a obra de Rael, possui uma mensagem de resistência e libertação, utilizando a música como uma forma de expressão e luta. O trabalho conjunto de Rael e Gloria Groove resultou em uma faixa pulsante e cheia de energia, que certamente se tornará um hino para aqueles que buscam superar obstáculos e encontrar sua própria voz. “Ela é uma artista muito completa e, quando nos juntamos, unimos também as forças das nossas lutas e das nossas crenças,  gerando um alcance ainda maior para um movimento de mudança do comportamento da sociedade. Mais do que nunca, precisamos compreender que a estrutura só será mudada se lutarmos de forma coletiva”, finaliza Rael.

 

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo